Ferramentas de Groupware em tempos de Tablets

Semanas atrás, ao fazer uma apresentação para o alto escalão de onde trabalho, percebi o quão rudimentar ainda trabalhamos nestas ocasiões. Basicamente o que eu precisava era:

  • Apresentar um powerpoint com o sumário executivo, resumo do resumo mesmo (isso, vindo de mim, já é uma vitória.. 🙂 menos de 20 slides sempre foi uma luta brava por aqui);
  • Disponibilizar um documento texto mais completo para cada um dos participantes da reunião;

Pois então.. o powerpoint foi direto pro projetor.. mas e o documento? Bem, este foi direto pra impressora, consumindo papel, tonner, energia elétrica.. com a absoluta certeza de que logo após a reunião, como era uma tomada de decisão, seriam todas as cópias descartadas.. E ainda em relação à apresentação: nem sempre é possível prender a atenção de todos ao mesmo slide, então são comuns as interrupções para que se volte um ou dois slides para que alguém retome o raciocínio..

Tablet - Visão Geral

Aí entrariam os nossos amigos tablets, bem como os sistemas de groupware.. Se neste evento dispuséssemos de um conjunto de tablets específicos para este fim ($$$ para isto não seria problema, dado o porte do órgão e as facilidades e economias a serem proporcionadas), e um frontend esperto para um sistema de groupware, simplesmente os participantes poderiam receber o tablet no momento da entrada na sala, ou estes já estariam posicionados sobre a mesa de reuniões, ou simplesmente cada qual traria seu tablet pessoal (dado o escalão dos envolvidos), fariam seu login, o sistema identificaria o compromisso daquele horário, baixaria os arquivos envolvidos, e todos teriam acesso instantâneo ao documento texto, sem necessidade de impressão. Poderiam acompanhar os slides da apresentação em tempo real, bem como de forma assíncrona, no tablet, voltando ou avançando conforme precisassem, além de eventualmente já poderem adicionar suas anotações ou comentários nos próprios documentos (devidamente compartilhados online com todos os participantes). Ao final da apresentação, caso necessário, já poderiam acessar uma ferramenta de votação, aberta ou secreta, em que seria votado o assunto em pauta, com definição imediata.. dependendo da decisão, a ferramenta de votação já poderia ter atrelados os contatos interessados naquele tema, que seriam imediatamente comunicados da decisão.. isso só pra começar a viajar um pouco.. 😉

Enfim, uma série de vantagens em qualquer tipo de reunião, com economia de recursos, tempo dos envolvidos, ganhos de produtividade e ainda por cima uma solução bem mais verde do que o nosso velho papel..

Espero que em algum lugar alguém já esteja desenvolvendo algo do tipo, e caso não, está aí uma boa oportunidade para os desenvolvedores de plantão! Lembrando que a concorrência ao iPad já está batendo à porta, vide os lançamentos da Samsung, com seu Galaxy Tab, e a Toshiba com seu Folio 100.

Obs: Meu único receio em relação à soluções baseadas em Android, é o fato de o Java estar nas mãos da Oracle.. mas isso é pano pra muita manga, e fica pra um texto futuro..

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Ferramentas de Groupware em tempos de Tablets

  1. PAULO SANDOVAL disse:

    Pois é Mestre creio que num futuro não muito distante sua vontade será atendida, agora só esta começando a era dos tablets e logo virará uma febre primeiro no mundo dos executivos, profissionais de informatica e depois encontraremos facilmente em todo lugar. Quanto a quantidade de slides você sabe contornar bem esta situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *